quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Portuguesa, com muito gosto!

Uma das coisas mais engraçadas que me acontece, mas já começa a ser hábito, é acharem que sou francesa (uma vez apenas acharam que era do Leste). Seja pelo sotaque, seja por ser alta, muito branca ou não sei por que razão, a verdade é que nunca acertam na minha nacionalidade e fazem sempre muitas perguntas. Gosto da atenção, que gosto, mas cansa um bocadinho ficarem muito admirados quando revelo que sou portuguesíssima!

Entre alguns dos muitos epísódios, destaco os seguintes:

Episódio 1
No mercado da Paz da Calle Lagasca, uma zona onde há muitas embaixadas e consulados, vou tirar umas fotografias manhosas para estar inscrita no consulado português. O fotógrafo, muito simpático, pergunta-me se as fotos são para a a Embaixada, ao que eu respondo que são para o consulado, sim. E ele retalia "ah, pois a embaixada francesa é já ali".

Episódio 2
Ligo para marcar audição no Coro UPM e depois da conversa toda, a misturar português e espanhol e portunhol, o director pergunta se sou francesa.

Episódio 3
Faço uma visita-flash a Barcelona por causa do evento Mobile World Congress que será pela 6º vez lá, em Fevereiro 2013, e depois de falar horas a fio com uma inglesa, a senhora acha que sou do Leste.

Episódio 4
Ao almoço (esta semana) estávamos, como sempre, espanhóis, italianos e portugueses. A conversa veio outra vez parar a quem parecia o quê e eu parecia uma francesa nao-sei-quem.

Episódio 5
Num dos táxis que apanho a cada 15 dias para o aeroporto, depois de muita conversa (para variar), o senhor pergunta-me de que cidade francesa é que eu era.

E na semana passada na H&M da Rua Augusta, aquando de outra visita a Portugal, o empregado pergunta-me se eu falo português.

Meus amigos, eu sou portuguesa. Os meus pais são portugueses e toda a minha família ascendente também.
Eu sei que não tenho bigode (ahahaha) nem sou morena e não tenho 1,50m (ahhh) mas sou portuguesa e adoro!


Imagem retirada daqui

E já agora, preferia ter bigode do que ter pêlos nas axilas e não tomar banho como certas francesas!



2 comentários:

  1. Eu entendo-te, se te dissesse a quantidade de vezes que me falam em inglês no Algarve... E nem sequer tenho a tua altura ou magreza!
    É isso e ingleses que me perguntam insistentemente (e sublinho o insistentemente) se não vivi no estrangeiro, se os meus pais não são ingleses, etc., etc.
    Como se os portugueses não pudessem ter sardas e pele clara ou falar bem inglês...Ao início achava piada, agora confesso que me irrita um bocado. É muito condescendente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início achava piada. Agora continuo a achar mas começo a ver o lado negativo e a achar que não se pode falar bem e ter uma certa graça e acham logo que não somos portuguesas.
      É isso e acharem que os clichés se aplicam a toda a gente!

      (obrigada por publicares Anita)

      Eliminar